• Home
  • Sobre
  • WEB RÁDIO
  • Anuncie
  • Envie uma Matéria
  • Interaja
  • Contato
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
Araxá No Ar - O maior portal de Entrenenimento e Cultura de Araxá
  • WEB RÁDIO
  • WEB TV
  • NOTÍCIAS
  • ÁUDIOS
  • FIQUE POR DENTRO
  • COBERTURAS
Prefeitura em Ação
Outros Áudios
  • Músicas
  • Entrevistas
Acústico com Alan Tannús
Pausa para o café
Outros Programas
  • Varejo com Igor Ferreira
  • Clipes
  • Vídeo da Semana

Noite de homenagens celebra e valoriza personalidades da Cultura Negra em Araxá

Notícias  /  por Admin  /  25, Novembro, 2025

67



A Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) realizou, na última quarta-feira (19), uma noite dedicada ao reconhecimento de importantes nomes da cultura negra da cidade. A celebração, em referência ao Dia da Consciência Negra, reuniu 10 homenageados, familiares e representantes da comunidade para destacar trajetórias que fortalecem a identidade, a memória e as expressões afro-brasileiras no município.



A presidente da FCCB, Madalena Aguiar, destaca a importância de valorizar as histórias que constroem o legado cultural da cidade. “Cada homenageado representa uma parte essencial do que somos enquanto comunidade. Reconhecer essas trajetórias é reafirmar nosso compromisso com a memória, a resistência e a potência do povo negro de Araxá. Com o evento, buscamos celebrar vidas que inspiram e transformam”, ressalta.



Além das homenagens, o evento contou com uma apresentação artística inspirada na ancestralidade afro-brasileira, conduzida por Ronis Lucas Ribeiro; uma performance de poesia apresentada por Day MC sobre racismo estrutural; a apresentação de dança de Maria Abadia Amâncio (Doca), que destacou elementos da cultura negra, e uma palestra sobre “Ancestralidade e Justiça: Representatividade e Resistência do Povo Preto”, ministrada pelo professor, advogado e escritor Bruno Barbosa Borges.



Homenageados 

 

- Ângela Minervina da Silva – Moçambiqueira e guardiã das manifestações culturais negras, como Moçambique, Congado e carnaval. Representa a força ancestral e a resistência do povo preto araxaense.



- Dayane Cristina Martins – “Day MC” – Rapper, poetisa e slammer, referência no Hip Hop local e primeira mulher a vencer uma batalha de rimas em Araxá. Cofundadora de coletivos culturais e autora do livro “Filha de Dandara”.



- Eliana Santana de Oliveira Marins – Liderança cultural que fortalece tradições afro-brasileiras em Araxá. Atua em ações religiosas, concursos de beleza negra e projetos de valorização da identidade preta.



- Ismayla Rafaela Roque – Psicóloga e pesquisadora dedicada ao acolhimento e fortalecimento das identidades afro-brasileiras. Atua em debates, formações e projetos que promovem cuidado, pertencimento e consciência racial.



- Josilaine Cristina da Silva – Criadora do “Quintal O Samba é Nosso”, espaço que mantém vivo o samba raiz na cidade. Promove rodas de samba como celebração, comunidade e resistência cultural.



- Maria Abadia Amâncio – Pioneira da dança afro em Araxá e vencedora de concursos de beleza negra. Símbolo de resistência, identidade e afirmação da cultura negra na cidade.



- Marizabel Rufino – Artista e artesã, criadora do projeto “Feito à Mão”, voltado ao artesanato e à reciclagem. Atua há mais de 10 anos, formando e inspirando alunos por meio da arte-educação.



- Ronis Lucas Ribeiro – Zelador de Umbanda e dirigente da Tenda Pai Antônio de Aruanda Luz e Consolação. Atua com espiritualidade, acolhimento e trabalhos sociais voltados à caridade.



- Silvéria Rita dos Santos Anjos – Educadora há 27 anos, premiada nacionalmente por práticas de educação fiscal. Atua na formação pedagógica e defende a educação como transformação da vida da população negra.



- Valdo Adriano Marques – “Mestre Petróleo” – Fundador da Academia Zumbahia e mestre de capoeira com mais de 35 anos de atuação. Dissemina a capoeira como instrumento de disciplina, saúde e integração sociocultural.


Fonte: Assessoria de Comunicação Araxá

Nuvem de Tags
  • Entretenimento
  • Cultura
  • Arte
  • Notícias
  • Política
Estatísticas
67
visualizações
Compartilhe
  • Twitter
  • Facebook
  • WhatsApp
Você também pode gostar
  • Notícias
    25, Abril, 2025
    9
    Teatro gratuito para todas as idades: inscrições abertas na Praça da Juventude
  • Notícias
    25, Abril, 2025
    13
    Escola Municipal de Música promove a Noite do Chorinho nos dias 22 e 23 de abril
  • Notícias
    25, Abril, 2025
    17
    Dia D de vacinação contra a gripe aplica 786 doses; adesão é considerada baixa
  • Notícias
    25, Abril, 2025
    32
    Prefeitura amplia atendimento do treinamento funcional com novas turmas a partir de segunda-feira (13)
  • Notícias
    25, Abril, 2025
    29
    Araxá inicia estudos para construção do Hospital Municipal com primeira reunião do Acordo de Cooperação Técnica
PUBLICIDADE
Mais Acessados
SOS 50 Anos - Araxá-MG - Parte 1
Cidade
07, Abril, 2017
The Sound Of Silence - Alan Tannús e Vinícius Teodoro
Clipes
18, Fevereiro, 2017

Categorias

  • WEB TV
  • WEB RÁDIO
  • NOTÍCIAS
  • FIQUE POR DENTRO
  • COBERTURAS

Nuvem de Tags

  • WEB TV
  • WEB RÁDIO
  • NOTÍCIAS
  • FIQUE POR DENTRO
  • COBERTURAS

Instagram

  • HOME
  • SOBRE
  • WEB RÁDIO
  • ANUNCIE CONOSCO
  • ENVIE UMA MATÉRIA
  • INTERAJA
  • CONTATO

© Direitos Reservados 2026 Desenvolvido por CodigoJ